Destaques anteriores

Artigo sobre "Segurança Funcional" em aplicações automotivas

9 de Fevereiro de 2012

Circuitos Integrados iC-Haus iC-BR para eletronica automotivas

Está disponível na seção Downloads do site um artigo sobre "Segurança Funcional" em aplicações automotivas.

O artigo versa sobre os impactos que a adoção crescente da norma IEC 61508 e do padrão ISO 26262 tem no desenvolvimento de sistemas eletrônicos automotivos. Com o conceito de "Segurança Funcional" em primeiro plano, o texto apresenta um panorama das plataformas automotivas baseadas em microcontroladores, cobrindo especialmente o acionamento de circuitos de potência com drivers FET. Chega-se então à necessidade de se realizar um estudo FMEA (Failure Mode Effect Analysis) em todos os níveis do sistema, a começar pelo projeto do circuito integrado (neste caso, um driver para FETs de potência).

Clique aqui para baixar o artigo (formato PDF)

Clique aqui para acessar a seção Downloads


Seção Aplicações

31 de Janeiro de 2012

Circuitos Integrados iC-Haus iC-BR

A partir de hoje, com a estreia da seção Aplicações, fica mais fácil encontrar o produto da linha iC-Haus ideal para o seu projeto, de acordo com a sua aplicação.

Acessível pela página inicial ou sob a aba Produtos, a nova seção oferece uma ampla lista de aplicações da linha iC-Haus, apontando quais chips são mais apropriados para cada exemplo. De scanners de código de barras até a indústria automotiva, passando por contole de motores e diodos laser, as principais aplicações estão cobertas nessa seção.

Clique aqui para acessar a seção Aplicações


Encoder Hall Angular: iC-MA

12 de Janeiro de 2012

Encoder angular iC-MA

Um dos destaques da linha iC-Haus é o encoder angular/rotativo magnético iC-MA.

Com até 8 bits de resolução e diferentes tipos de saída, o iC-MA pode ser usado tanto em encoders absolutos como incrementais, em conjunto com um pequeno ímã. Sua configuração por pinos simplifica bastante a escolha do modo de operação, dispensando qualquer tipo de programação. Suas principais características são:

O iC-MA pode ser usado em diversos tipos de sistemas de controle de posição e movimento, robótica e comutação de motores DC.

Mais informações sobre o iC-MA


Amp-ops com offsets ultra-baixos: iC-HQ/L

2 de Dezembro de 2011

AMPOP iC-HQ

A iC-Haus possui em sua linha dois amplificadores operacionais de precisão com offsets ultra-baixos: o iC-HQ e o iC-HQL.

Cada um deles possui quatro amplificadores operacionais com offsets baixíssimos, possibilitando operação com alta precisão e ganhos muito altos. Sua resposta em freqüência torna esses CIs ideais para processamento de sinais, tarefa que exige processar altas freqüências a um ganho alto, enquanto seu baixo consumo é uma grande vantagem para aplicações a bateria.

Entre as principais aplicações dos iC-HQ/L estão amplificadores para medição e instrumentação, condicionadores de sinais, processamento de áudio e conversores A/D e D/A.

Mais informações sobre os iC-HQ/L


Artigo sobre interfaceamento de microcontroladores

9 de Novembro de 2011

CI de interface com microcontroladores

Na seção de Downloads do nosso website está disponível um novo artigo sobre o interfaceamento de microcontroladores em ambientes industriais.

Este artigo apresenta os principais problemas encontrados hoje na utilização de microcontroladores em um ambiente industrial. Dado os baixos níveis de sinal dos microcontroladores, diversas medidas devem ser tomadas para certificar um correto funcionamento do sistema em um ambiente com interferências e altos níveis de ruído, como acontece na indústria. Assim, são necessários sistemas auxiliares para condicionar os sinais durante comunicação de dados (I/O - entrada/saída), controle de LEDs ou diodos Laser, chaveamento de relês, ativação de cargas, etc. O artigo explora as soluções disponíveis utilizando os CIs dedicados da iC-Haus, que oferecem soluções de alta performance, alta confiabilidade e baixo consumo de energia.

O artigo foi escrito pela iC-Haus e traduzido para português pela iC-BR.

Clique aqui para baixar o artigo (arquivo PDF)


Seção Downloads

20 de Outubro de 2011

Circuitos Integrados iC-Haus iC-BR

A partir de hoje estreamos a seção Downloads em nosso website.

A nova seção pode ser encontrada dentro da categoria "Produtos" no menu principal, e dentro dela oferecemos uma coletânea de arquivos para download, incluindo apresentações, artigos, vídeos e informações gerais sobre os produtos e serviços oferecidos pela iC-BR.

Clique aqui para entrar na seção de download


Produtos em destaque - Série iC-LF - Sensor de imagem linear CMOS

5 de Outubro de 2011

Sensor de imagem linear iC-LF

A série iC-LF é composta por 3 sensores de imagem linear (arrays de sensores ópticos), integrando uma série de fotodiodos e circuitos para leitura dos sinais dentro de um único chip.

Os iC-LFS, iC-LF e iC-LFL (32, 128 e 256 pixels, respectivamente) possuem fotodiodos CMOS integrados e podem ser utilizados como substitutos para CCDs. Outras aplicações da série iC-LF incluem medição de distância por triangulação, espectroscopia, detecção de sombra de objetos, além do uso como um sensor linear óptico em geral.

Todos os modelos da série iC-LF possuem um pitch de 63,5 µm (resolução de 400 DPI), amplificação integrada e uma saída serial analógica capaz de apresentar seqüencialmente o nível de luminosidade em cada pixel. Uma função de shutter é disponibilizada para ajustar o tempo de iluminação nos fotodiodos por amostragem.

A sensibilidade espectral do sensor está na faixa de aproximadamente 400 nm a 980 nm, sendo assim adequado para luz visível ou infravermelha.

Mais informações sobre a série iC-LF


Produto em destaque - iC-GE - Driver para relê/solenóide

1o de Setembro de 2011

Driver para rele e solenoide iC-GE

A iC-Haus acaba de lançar o iC-GE, o segundo produto da sua linha de drivers para relês e solenóides.

O iC-GE é um circuito integrado de pequenas dimensões (encapsulamento QFN16 - 4 x 4 mm²) capaz de fornecer e controlar correntes elétricas para componentes indutivos. Este driver pode ser montado tanto na configuração low-side quanto high-side, e utiliza uma alimentação de 10V a 36V para fornecer correntes de até 1A. O chaveamento do relê pode ser controlado simplesmente com um sinal digital, por exemplo, de um microcontrolador, de modo que a carga fica desacoplada do acionamento.

A grande vantagem na utilização do iC-GE é a sua função de economia de energia através do controle de corrente, utilizando uma saída PWM. Conectando-se dois resistores externos, é possível ajustar dois níveis de correntes (energização e sustentação). Quando o iC-GE é acionado, é fornecida a corrente mais alta, de energização, para realizar o chaveamento do relê. Depois de um tempo pré-estabelecido (50 ms, ajustável com um capacitor externo), a corrente é reduzida para o nível de sustentação, que é suficiente para manter o relê na sua nova posição. Deste modo, é possível obter uma economia de energia de até 85%, diminuindo a potência dissipada e evitando desgaste desnecessário ao relê.

O iC-GE conta ainda com funções de segurança, como uma saída para um LED indicando a correta operação do CI e proteção contra danos de curto-circuito, sobretemperatura e sobtensão.

Mais informações sobre o iC-GE


Produto em destaque - iC-MH - Encoder magnético 12 Bits

2 de Agosto de 2011

Encoder magnético iC-MH

A iC-Haus oferece uma grande gama de CIs para encoders ópticos e magnéticos. Os encoders ópticos possuem uma resolução mais elevada, mas devido à sua alta complexidade de montagem, muitas aplicações se beneficiam dos encoders magnéticos como o iC-MH.

Este CI integra 4 sensores Hall, circuitos para medição precisa dos sinais destes sensores, amplificação destes sinais, e um processamento digital para fácil leitura em diversas aplicações. O iC-MH oferece 12 Bits de resolução, possibilitando até 4096 passos em uma volta de 360° (menos de 0,1° por passo), a uma velocidade de até 120.000 RPM.

A saída do iC-MH é disponibilizada em 3 formas: serial SSI (leitura da posição absoluta), sinais ABZ de quadratura (incremental) e UVW (para comutação de motores até 4 pólos). Os sinais ABZ e UVW contam com um driver de saída diferencial compatível com RS422. O chip também fornece um sinal de erro para detecção de falhas (ex.: campo magnético muito fraco devido à deterioração do ímã).

A montagem do sistema é extremamente simples, exigindo apenas um pequeno ímã de 2 pólos ligado ao eixo em rotação. O iC-MH pode ser calibrado (amplitude, offset) para obter uma melhor precisão, e a calibração é armazenada em uma memória interna não-volátil, juntamente com outros parâmetros configuráveis (resolução da saída, histerese e posição inicial).

Mais informações sobre o iC-MH e outros CIs para encoder magnético


Produto em destaque - iC-DC - Fonte chaveada 2 canais

2 de Julho de 2011

Fonte Chaveada iC-DC

A iC-Haus acaba de adicionar à sua linha de circuitos integrados o iC-DC, uma fonte de alimentação chaveada com 2 canais.

O iC-DC é um conversor DC-DC para gerenciamento de energia em circuitos eletrônicos. Ele possui duas saídas reguladas, que podem ser independentemente ajustadas de 1,5 V a 5,5 V, a partir de uma entrada de 4 V a 36 V. Suas saídas oferecem até 300 mA de corrente total. A utilização deste CI é muito simples, com poucos componentes externos. As tensões de saída 2,5 V / 3,3 V / 5 V já são pré-configuradas, mas resistores externos possibilitam um ajuste mais preciso da tensão fora dos valores pré-configurados.

O iC-DC conta com um sistema completo de segurança, incluindo proteção contra sobretemperatura, sobretensão na entrada, inversão de polaridade, ESD e curtos-circuitos. Com isso, a eletrônica alimentada pelo CI não é danificada por eventuais problemas na alimentação elétrica.

Uma grande vantagem do iC-DC sobre reguladores de tensão comuns como o 7805 é a alta eficiência devido ao princípio de chaveamento. Seu encapsulamento SMD de 4 x 4 mm² torna-o ideal para aplicações eletrônicas compactas e que necessitem de uma fonte confiável e estável, como circuitos com laser, encoders de posicionamento, sensores, eletrônica automotiva, etc.

Mais informações sobre o iC-DC


Apresentação institucional da iC-BR

30 de Maio de 2011

iC-BR Microelectronics

Está disponível para download a apresentação institucional da iC-BR Microelectronics.

A apresentação contempla a origem da empresa, suas parcerias, e faz uma breve descrição sobre as linhas de produtos oferecidos. Também está inclusa na apresentação um pequeno resumo sobre o serviço de projetos de circuitos integrados, realizado em parceria com a parceira alemã iC-Haus.

Download da apresentação institucional da iC-BR


Produtos em destaque - iC-DN / iC-DP / iC-DX - Drivers para sensores

20 de Maio de 2011

Drivers iC-DP iC-DN

A iC-Haus possui em sua linha de produtos uma variedade de drivers / estágio de saída para sensores e outros tipos de carga.

O par iC-DN / iC-DP é composto respectivamente de drivers lowside e highside, ambos aceitando tensões de entrada de 4 V a 36 V e com capacidade de corrente de até 200 mA. Com proteção contra curto-circuito e sobretemperatura, esses chips são ideais para acionamento de cargas variadas, desacoplando as tensões de entrada e saída.

Já o par iC-DX / iC-DXC compreende versáteis drivers push-pull, high e lowside no mesmo chip. Com capacidades de corrente de 150 mA (iC-DX) e 200 mA (iC-DXC) e trabalhando com tensões de entrada de 8 V a 36 V, ainda possuem a vantagem de ter uma saída de tensão regulada para alimentar um sensor externo (5 V / 10 mA). Adicionalmente, o iC-DXC é dotado de um canal de feedback, para monitoramento. Os dois chips possuem proteção contra sobretemperatura e inversão de polaridade.

Mais informações sobre os iC-DN / iC-DP / iC-DX


Produtos em destaque - iC-NZN / iC-NZP

12 de Abril de 2011

Driver Laser iC-NZN iC-NZP

Os iC-NZN e iC-NZP são drivers laser para uma ampla gama de aplicações.

O circuito integrado iC-NZN/P é conectado diretamente a um diodo laser, fornecendo e controlando a corrente elétrica necessária para a operação do laser. Todas as configurações de montagem do diodo laser podem ser usadas (N, M, P), com uma operação CW (Continuous Wavelength) ou pulsada (até 155 MHz). Dependendo da disponibilidade de um diodo monitor, é possível realizar um controle de potência óptica constante (APC) ou um controle de corrente constante (ACC).

O iC-NZN/P suporta até 300 mA (livre de spikes) e possui um limitador de corrente, evitando danos no diodo laser e protegendo o usuário e a aplicação. O circuito integrado conta também com entradas LVDS ou TTL, proteção térmica, modo de baixo consumo e um pino de erro indicando sobretemperatura, sobrecorrente ou baixa tensão. A alta integração de componentes e o encapsulamento reduzido (QFN24 - 4x4 mm2) proporciona uma grande economia de espaço e do custo total da aplicação.

O iC-NZN/P pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo laser pointers, leitores de código de barra, medição de distância, impressoras laser, cortinas de luz, equipamentos médicos (LLLT - Low Level Laser Therapy), projetores laser, etc.

Mais informações sobre os iC-NZN / iC-NZP


Artigo sobre controle de diodos laser

18 de Março de 2011

08 de Abril de 2011: Faça o download do artigo completo aqui

Capa da revista Saber Eletrônica Edição 451

A edição 451 (Março/2011) da revista Saber Eletrônica conta com um artigo sobre o controle de diodos laser.

O artigo, escrito pela iC-Haus na Alemanha e traduzido para português pela iC-BR Microelectronics, explica os princípios básicos para o controle de diodos laser. Os conceitos físicos fundamentais dos diodos laser são analisados, e em seguida são apresentados os fatores mais relevantes que influenciam o funcionamento e a estabilidade de um laser. Os modos de controle ACC (corrente constante) e APC (potência constante) são descritos, auxiliando na escolha de componentes para alimentar um diodo laser. O artigo também fornece dicas para um controle correto dos diodos, levando-se em conta as necessidades do equipamento e o ambiente em que está operando.

A iC-BR Microelectronics oferece no Brasil a vasta gama de circuitos integrados iC-Haus dedicados para o controle de diodos laser, utilizando tanto o modo de operação ACC quanto APC. Para mais informações sobre estes produtos, consulte nossa página sobre os drivers de diodo laser.

Leia o artigo no site da Saber Eletrônica


Produto em destaque - iC-LQNP

03 de Março de 2011

Sensor óptico iC-LQNP O iC-LQNP é um sensor óptico para luz pulsada e alternada, com um fotodiodo integrado.

O iC-LQNP possui um filtro passa-banda que suprime luz contínua e de baixa frequência, eliminando efeitos da luz ambiente e ruídos causados por outras fontes. O sinal pulsado ou alternado vindo do emissor é amplificado para uma leitura mais fácil do sinal, eliminando a necessidade de um amplificador externo. O design monolítico do iC-LQNP com fotodiodo integrado aumenta a imunidade do circuito a interferências eletromagnéticas.

Sua vasta gama de aplicações inclui sensores de proximidade, barreiras de luz, monitoramento de portas deslizantes (elevadores, escadas rolantes, plataformas, trens), sensores para fibra óptica, entre outros.

Mais informações sobre o iC-LQNP


Informações mais detalhadas sobre os produtos iC-Haus

02 de Março de 2011

CIs iC-Haus A iC-BR acaba de disponibilizar informações mais detalhadas sobre a linha de produtos da iC-Haus.

Estão descritas as características mais importantes de cada produto, assim como suas principais aplicações. Estas informações facilitam aos interessados a escolha dos CIs mais adequados para a aplicação sendo desenvolvida.

Visite nossa página de produtos da linha iC-Haus